Consciência e suas alterações

    E ai, vamos falar sobre Consciência e suas Alterações? Nesse post você vai encontrar a definição e explicação básica do que é Consciência, como ela funciona, quais são suas características e suas alterações. Se você se interessa sobre esse assunto, manda ver e continua lendo.




Definição

    A consciência, pela definição psicológica, é a soma total das experiências conscientes de um indivíduo. É a dimensão subjetiva da atividade psíquica, a capacidade de estar no mundo real  (DALGALARRONDO, 2019). Já a definição neuropsicológica diz respeito ao estado de estar desperto, lúcido, vigil (vigilância/acordadão), trata-se aqui, do nível de consciência (DALGALARRONDO, 2019).

Inconsciente / Desacordado

Consciente / Acordado


Vai me prova ai que você está consciente.


Níveis da consciência

    Os níveis da consciência são facilitadores na hora da interação do indivíduo com o ambiente, inclusive em momentos de perigo ou sensibilidade; sendo assim, estes níveis podem ser evocados por estímulos externos nos ambiente ou internos (DALGALARRONDO, 2019).


    Por exemplo, em 1997 quando o Anime Pokémon teve um dos seus episódios alterado pois esse levou 685 crianças aos hospitais com náuseas, dores de cabeça pesada e até mesmo ataques epiléticos a partir de uma cena que durou 6 segundos onde eram utilizadas fortes luzes, cores e formatos levando a alteração da consciência dessas crianças, como explicado acima onde os estímulos externos, alteradores da consciência, foram as fortes luzes, cores e formatos.


Clique Aqui para ver a noticia na íntegra



Alterações quantitativas, rebaixamento de níveis da consciência

    As alterações patológicas da consciência podem ser vistas em diversos quadros neurológicos e psicopatológicos, onde estes níveis podem passar do estado normal e vigil para, em casos mais graves, estado de coma (CHENIAUX, 2020).

Alguns dos graus de rebaixamento da consciência são;
  • Primeiro grau: Obnubilação. Refere-se a sonolência patológica leve, havendo uma diminuição do grau de clareza do sensório, ou seja, lentidão de compreensão, dificuldade de compreensão e confusão; é um grau de rebaixamento da consciência em grau leve a moderado. (DALGALARRONDO, 2019).
  • Segundo grau: Torpor. O indivíduo mostra sinais claros de sonolência, podendo responder a chamados, porém volta ao estado de sonolência. É um grau mais acentuado do rebaixamento da consciência. (DALGALARRONDO, 2019).
  • Terceiro grau: Sopor. Neste estado o indivíduo mostra uma intensa sonolência, quase em coma, onde este apenas por estímulos muito energético desperta apenas por algum tempo muito curto. É um estado de profunda turvação da consciência.  (DALGALARRONDO, 2019).

  • Quarto grau: Coma. É o grau mais profundo de rebaixamento de seu nível, sendo impossível qualquer atividade voluntária consciente. (DALGALARRONDO, 2019).

Um exemplo onde podemos ver duas destas alterações é o caso de um homem de 36 anos no Japão.
“ Um homem de 36 anos deu entrada na emergência do hospital Tuchiura Kyodo no Japão após apresentar urina escura e sopor (terceiro grau). Este homem possuía um histórico de uso de Anfetamina durante os anos de 1970 ate 1978, e estava em boa saúde até um mês antes de sua entrada no hospital…O Sopor e urina escura foram observados doze (12) horas depois da sua injeção “(TERADA,1988)
Estudos feitos por Ginsberg et al. suspeitam que a anfetamina pode sim, dependendo de sua dosagem levar ao coma prolongado. (TERADA, 1988).

Clique Aqui para saber mais sobre alterações.

Síndromes Psicopatológicas



Delirium - É caracterizado como síndrome confusional, podendo ter alterações psicomotoras, desorientação têmporo-espacial, dificuldade para se concentrar, ansiedade, agitação podendo ter melhoras e pioras em um mesmo período do dia (DALGALARRONDO, 2019).

Veja aqui uma simulação super interessantes sobre como esta síndrome acontece.

Estado onírico - Ocorre a turvação da consciência e confusão mental, o indivíduo entra em um estado de sonho vívido, comum em psicoses tóxicas, ambiências e quadros febris, tendo geralmente amnésia do indivíduo neste período. Há carga emocional forte (DALGALARRONDO, 2019).
Um exemplo conhecido pela maioria de nós é na novela Caminho das Índias da emissora Globo onde o personagem Tarso, interpretado por Bruno Gagliasso, que era diagnosticado com esquizofrenia aparenta estar em estado onírico. (GREGÓRIO, 2020)

Vídeo do Tarso, Caminho das índias em estado onírico. Clique Aqui para ver o vídeo.



Alterações qualitativas


    Estas alterações não são relacionadas ao rebaixamento do nível da consciência, e sim com a oscilação do nível da consciência, onde existe uma parcial mudança ou focal do campo da consciência;  Autores como Dalgalarrondo Cheniaux  explicam que o campo da consciência seria uma delimitação de um foco, que a consciência demarca uma parte central, que seria a mais iluminada da mesma, e uma margem, como já diz o nome seria uma parte periférica menos iluminada onde existem os estados ditos subliminares, que seriam como se o indivíduo estivesse ligado no automático. 

Nesta mudança parcial do campo da consciência, uma parte do campo estaria normal, e a outra alterada, ou seja, alternar entre o normal e, dependendo da alteração, o patológico (DALGALARRONDO, 2019).


As alterações qualitativas são:

  • Estados Crepusculares
    Neste estado, o campo da consciência é estreitado, porém com a conservação de uma atividade psicomotora global que permite atos automáticos ou violentos, como em pacientes epiléticos,  podendo surgir e desaparecer durando poucos minutos ou semanas (SIMS, 1995).
 
(não é à toa que o filme Crepúsculo é tão sombrio e chuvoso ⛈)
  • Estado Segundo

    É um estado semelhante ao estado crepuscular, sendo produzido por fatores emocionais; este estado é caracterizado por uma atividade psicomotora coordenada, porém não se integra à personalidade do indivíduo. Ou seja, as emoções podem alterar a consciência (DALGALARRONDO, 2019).

  • Dissociação

    É a fragmentação, ou divisão do campo da consciência; a dissociação pode cobrir a memória, percepção, a identidade e controle motor (KRAUSE-UTZ et al., 2017). Neste estado ocorre a perda da unidade psíquica comum do ser humano, onde estas crises têm começo, meio e fim podendo durar minutos ou horas;

    Estas crises podem ser desencadeadas por acontecimentos psicologicamente significativos para o indivíduo, que causam grande ansiedade. A dissociação está mais presente em estados, anteriormente chamados, histéricos. A consciência estaria fragmentada, o individuo se desliga da realidade (DALGALARRONDO, 2019).



  • Transe

    É o estado que se assemelha ao sonhar acordado ou sonambulismo, porém as atividades motoras automáticas estão presentes. Este estado é comum em contextos religiosos ou culturais. Esse estado não é induzido por outra pessoa, é autoindução (DALGALARRONDO, 2019).

Segue aqui um estudo feito com médiuns para saber como o cérebro destas pessoas fica durante o transe/psicografia.
E caso depois deste vídeo você tenha tido a dúvida de qual a diferença entre o transe religioso e o transe patológico vai aqui outro vídeo super explicativo.

  • Estado hipnótico
    No estado hipnótico a consciência é reduzida e atenção concentrada, este estado pode ser induzido, podendo levar o indivíduo a se lembrar de cenas fatos esquecidos, ou induzi-lo a fenômenos como paralisia. Ou seja, este estado é uma técnica de concentração da atenção e indução do estado da consciência, induzido por outra pessoa (DALGALARRONDO, 2019).


  • Perplexidade Patológica
    É a perda da sensação de naturalidade no dia dia, é caracterizado por uma estranheza inquietante e incapacidade de captar o significado comum das coisas, muito comum no Alzheimer (DALGALARRONDO, 2019).
Nossa indicação para este tópico é um pouco diferente, o livro “Alzheimer: A família, A doença” de Érico J Santos conta de forma sensível e pessoal, sobre o relato de um homem cuja mãe, cunhada e sogra sofrem com a doença.
O livro você encontra aqui.
  • Experiência de quase-morte
    É um estado vivenciado por indivíduos que tiveram experiência de ameaça grave à vida, que por alguns minuto e segundos, este indivíduo relata ter vivenciado um estado de consciência particular (DALGALARRONDO, 2019).



Para assistir ao vídeo completo, clique aqui.


Agora que você já sabe um pouco mais sobre a consciência e sua alterações, aqui vão algumas curiosidades super legais sobre ela:

No hipotético caso de um paciente apresentar alteração na consciência alguns passos são feitos para investigar mais profundamente estes sintomas que o levaram a buscar ajuda e se realmente existem dados considerados preocupantes como resultados; Para o recolhimento são utilizados a Anamnese, ou seja informações como hora/dia de início dos sintomas, se estes sintomas pioraram e o uso de possíveis remédios ou drogas; após isso dados vitais como exames para aferir a glicemia capilar, saturação, pressão, temperatura e monitorização cardíaca, estes dados são importantes para o conhecimento de possíveis causas para a alteração; quanta coisa é usada, mas não acaba por aí não. Exames neurológicos também são feitos, uma básica avaliação da respiração, das pupilas, dos movimentos oculares e de motricidade; a avaliação subjetiva do nível da consciência é feita por meio de descrições feitas pelo examinador sobre qual o estado do paciente em repouso, a forma mais rápida de fazer esta avaliação é usando o AVDI (Alerta, Reage a voz, Reage a dor, Inconsciente).

Ficou curioso para saber como funciona o AVDI? Entra aqui então e dá uma lida.




E por fim as escalas de avaliação do nível da consciência mais usadas para melhorar a comunicação entre os examinadores são a Escala de coma de Glasgow (ECG), que foi criada para o atendimento de traumas, que consiste em uma avaliação verbal e respostas motoras com atribuição de pontos, sendo a pontuação mínima de 3 (para pacientes em coma) e de 15 (para pacientes alertas) e a Escala de Richmond and Sedation Scale (RASS) muito utilizada na unidade de terapia intensiva, para avaliar os pacientes sedados, para evitar maior sedação dos mesmos.

Aqui também deixamos preparados um conteúdo incrível para você dar uma lidinha e ficar por dentro do assunto.



Poxa Alerta Psico, mas tem muito conteúdo nisso ai, não tem uma forminha mais leve de aprender sobre a consciência não? Pois claro meu caro coleguinha. Preparamos para vocês, agora entrando no universo cinematográfico, alguns filmes interessantes para sua sexta a noite.

  • Consciência 3


Esta produção brasileira da Amazon Prime é uma série que investiga o fenômeno da consciência. A investigação terá as seguintes abordagens: 1) neurológica: a consciência enquanto fenômeno bioquímico funcional do cérebro humano; 2) psicológica: a consciência enquanto fenômeno psíquico-existencial; 3) filosófica: a ciência da consciência. Em cada episódio, três renomados estudiosos tratarão de temas específicos ligados à consciência.

E olha só que belezinha, ja deixamos o link aqui para você nem precisar pesquisar.


  • Solos

Outra indicação de filme na amazon vídeos incríveis é: Solos, que é uma série de antologia de sete partes que explora as verdades estranhas, hilárias, maravilhosas e dolorosas do que significa ser humano. A série abrange nosso presente e futuro e mostra que mesmo nos momentos mais isolados, todos estamos conectados através da experiência humana.

Só clicar aqui, fazer o cadastrinho, e aproveitar.


Ou seja, vale a pena assinar a Amazon Vídeo durante estas próximas férias.
(não estamos sendo pagos por essa publi, mas se a Amazon Vídeo quiser)



Quer saber qual voz famosa seria a voz da sua consciência? Entra aqui e faz o teste e depois conta para a gente nos comentários. 

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas