O Sono
Existem as alterações da consciência que são consideradas normais; Estas alterações normais são encontradas no nosso dito ritmo circadiano, que diz respeito às oscilações do nosso ritmo biológico no período de 24 horas, ou seja, 1 dia.
Dentro de um dia o nosso ritmo circadiano passa por algumas fases do nível da consciência, como a vigília e o sono (DALGALARRONDO, 2019).
No caso do sono, que é um estado especial da consciência, reversível e expresso, normalmente, pela postura de repouso; existem duas fases, o sono NÃO-REM e o sono REM. O sono NÃO-REM, é o sono sincronizado e sem movimento oculares rápidos, neste sono existem 4 fases, do sono mais leve (primeira fase) ate o sono mais profundo (quarta fase); Já o sono REM diz respeito a um estágio peculiar do sono, onde não seria dito como um sono leve, nem sequer um sono profundo; seria um sono qualitativamente diferente, onde o há um padrão de movimento ocular e relaxamento muscular profundo. É no sono REM que os sonhos acontecem em 90% das vezes (DALGALARRONDO, 2019).
Aqui falaremos como a qualidade do sono é importante para uma bom nível de consciência. Segundo II ENCONTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO IFSUL CAMPUS BAGÉ, realizado no ano de 2015, os estudos sobre como a música e sons relaxantes, influenciam na hora de ter um sono de qualidade, nos provam também como o estado vigil também tem aumento na sua qualidade. Nós vivemos em uma rotina muito atarefada, cheia de informações, estresse e preocupações e todos esses fatos atrapalham na hora de tirar um bom soninho no horário de dormir. Estudos foram feitos e compravam que uma grande porcentagem de pessoas preferem dormir ouvindo sons que tragam tranquilidade e bem-estar, como sons da natureza, bebês com o som do útero, ou a música instrumental de uma melodia calma e aconchegante. Uma boa noite de sono melhora nosso dia e nossos relacionamentos, e melhora nossa capacidade de pensar e interagir no trabalho e na escola.
Falando sobre os estudos e a capacidade de interagir na escola, existem estudos que revelam como ter uma boa qualidade do sono interfere também na qualidade dos estudos dos estudantes acadêmicos. Os estudos revelaram que o bem-estar e desempenho acadêmico de estudantes universitários estão associados a padrões de sono. O sono e as características individuais associadas devem, portanto, ser levadas em consideração nos processos de diagnóstico e no ensino superior (Gomes, 2005)
Então você, caro estudante universitário, não deixe de estabelecer um horário para ter uma bela noite de sono e assim alcançar bons resultados nos estudos e no desempenho da sua aprendizagem.
Quer experimentar ouvir essa música para dormir? Clique Aqui e tenha uma boa noite de sono (para não perturbar os coleguinhas da faculdade)
Comentários
Postar um comentário